INSIGHT Negócios
Novidades Negócios

INSIGHT_NEGÓCIOS - Leitura Recomendada!

E falamos e falamos de liderança.  E não desejo estender-me em coisas que todos já sabemos... embora não as apliquemos. Contentemo-nos com refletir sobre as proposições que nos ofereceu aquele grande sábio que foi Sócrates , de quem pouco sabemos, mas que sabemos que costumava dizer que “a única coisa que sabia era que nada sabia”.

Freqüentemente, é difícil termos consciência do que sabemos. Hoje, ainda é mais difícil sermos conscientes daquilo que não sabemos, e é muito complicado para os que se aposentam no seu saber e não evoluem na busca de novos saberes. Mas, provavelmente Sócrates, incansável aprendiz, também queria salientar a capacidade ou competência básica de quem deseja aprender, ou seja, a humildade. Adoro quando Sócrates diz: "Não há mal em não saber, mas sim, em nada querer aprender." Sócrates é plenamente consciente da necessidade do outro quando diz: “esteja aberto para o novo e sempre disposto a aprender com os demais.”

Finalizo com a máxima iniciativa de Sócrates: "Conhece-te a ti mesmo", o ponto de partida do que chamamos, na atualidade, de inteligência emocional.

Autor: José Maria Gasalla
Professor da ESADE Business School e da FDC

 
 


Home | Empresa | Clientes | Cursos | Educação Continuada | Fale Conosco
© 2017 INSIGHT. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: DB9